Coimbra

Universidade de Coimbra estuda terapêutica inovadora para traumatismo cranioencefálico

17 de setembro de 2026 às 12 h00
Fotografia: Universidade de Coimbra

Um projeto liderado pela Universidade de Coimbra (UC) está a testar uma abordagem terapêutica inovadora para o traumatismo cranioencefálico, uma das principais causas de morte e de incapacidade mundial.

A equipa de investigação conseguiu desvendar através da análise do hipocampo (a zona do cérebro responsável pela memória e pelas emoções) que o lado esquerdo e o lado direito do cérebro desenvolvem níveis de inflamação e esforço celular bastante diferentes após o trauma, segundo um comunicado da UC enviado à agência Lusa.

No âmbito do projeto “therapY: o sistema do neuropeptídeo Y como um novo alvo terapêutico contra o traumatismo cranioencefálico”, os investigadores conseguiram aferir “a eficácia do uso de uma substância naturalmente presente no corpo humano (a molécula neuropeptídeo Y) para travar os danos cerebrais”.

| Mais informação na edição de amanhã do DIÁRIO AS BEIRAS

Adira aqui ao canal do WhatsApp DIÁRIO AS BEIRAS

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra