diario as beiras
CoimbraSaúde

ULS de Coimbra organizou campanha sobre importância da higiene das mãos

10 de maio às 16h07
0 comentário(s)

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) dinamizou a campanha 5 Momentos 5 Dias, uma iniciativa realizada no seguimento da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Salve Vidas: Higienize as suas mãos”. A iniciativa foi dinamizada pelo Serviço de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (SPCIRA), a propósito do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se comemora a 5 de maio.

“Este ano, o foco da campanha foi a divulgação do conhecimento e sensibilização dos profissionais de saúde para a importância de temas de prevenção e controlo de infeções, determinantes na segurança dos doentes”, explicou Celínia Antunes, Enfermeira Gestora do SPCIRA e uma das responsáveis pela dinamização da campanha. “O objetivo principal foi promover a partilha de conhecimento e a capacitação dos profissionais de saúde através de formação inovadora e treino impactante, sobre prevenção e controlo de infeção, realçando a higiene das mãos”, acrescentou.
Durante 5 dias, o SPCIRA levou a cabo uma série de atividades de sensibilização, informação e formação, que passaram por várias unidades hospitalares e de cuidados primários da ULS de Coimbra. O programa contou, ainda, com Sessões de Simulação para partilha de conhecimento, incluindo uma “prática simulada de higiene das mãos no Centro de Saúde Biomédica da ULS de Coimbra”.

“Esta campanha foi inédita por vários motivos: desde logo, pela sua duração, pois nunca um hospital fez uma campanha tão longa sobre este tema; e depois pela forte aposta numa técnica de formação inovadora com simulação de alta-fidelidade”, destaca Celínia Antunes, concluindo: “acredito que lançámos aqui sementes muito importante que vão germinar e dar frutos na ULS de Coimbra”.

“Segundo as estimativas do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), em cada ano ocorrem em Portugal cerca de 94.000 Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde”, revela Joaquim Oliveira, Diretor do SPCIRA, frisando que “a maioria das IACS é evitável através da higiene das mãos realizada nos momentos certos.

Os programas de melhoria da higiene das mãos podem prevenir até 50% de IACS e gerar poupanças económicas, em média, 16 vezes superiores ao custo de implementação”.

A sessão de encerramento da campanha, para partilha de ações e resultados, teve lugar a 9 de maio, no Auditório Principal do Centro de Congressos da ULS de Coimbra e contou com a presença do Conselho de Administração da ULS, para além de vários profissionais de saúde. Nesta sessão, Joaquim Oliveira e Celínia Antunes apresentaram uma comunicação subordinada ao tema “Importância do trabalho de equipa em Prevenção e Controlo de Infeção”. Houve ainda tempo para um momento musical, a cargo do enfermeiro e músico Jorge Baptista

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Saúde