UC homenageia a título póstumo José Manuel Constantino
A Universidade de Coimbra (UC) atribuiu ontem, a título póstumo, o galardão Gala do Desporto da UC ao antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal José Manuel Constantino, que faleceu em agosto passado, vítima de uma doença prolongada.
O reitor da UC, Amílcar Falcão, justificou a entrega do prémio pelo trabalho que o antigo dirigente realizou em prol do desporto português.
“Nesta ocasião, também não posso deixar de lembrar o desaparecimento de José Manuel Constantino, justamente reconhecido com o Galardão Gala do Desporto, por tudo o que fez para tornar o desporto olímpico português mais rápido, mais alto, mais forte”, disse.
Amílcar Falcão mostrou ainda “orgulho” pela participação dos variados atletas da UC nos maiores palcos desportivos.
“Num ano especial, em que tivemos cinco estudantes-atletas da Universidade de Coimbra a participarem, com reconhecidos méritos, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, esta Gala do Desporto UC serve de merecida homenagem a todos os que se empenharam a promover a nossa academia nos maiores palcos desportivos. Temos orgulho nestes jovens, que são um exemplo para todos”, reiterou.
Nesta edição da Gala de Desporto da UC, Joana Dinis e Iago Bebiano receberam os prémios de atletas do ano, o ténis feminino foi a equipa do ano e Rui António Fernandes foi o treinador do ano pelo seu trabalho na canoagem.
Os atletas que participaram nos Jogos Paralímpicos e Olímpicos foram ainda homenageados.