Taça de Portugal: Zé Gata ofereceu a prenda na festa mais saborosa do Marialvas
O Marialvas fez a festa da Taça de Portugal no Complexo Desportivo de Febres. Na 2.ª eliminatória da “prova rainha”, a turma de Carlos Calina, que disputa o Campeonato de Portugal, deixou pelo caminho o Tondela, da 2.ª Liga, graças a um triunfo por 2-1.
Depois de ter comemorado o seu 93.º aniversário no sábado, a turma do concelho de Cantanhede queria oferecer aos adeptos uma passagem à próxima ronda da Taça de Portugal. Os visitantes, que seguem no 8.º lugar da 2.ª Liga, mexeram na equipa, mas, logo no segundo minuto podiam ter aberto o ativo. Por instinto, González desviou para canto a tentativa de Jordi Pola.
Apesar do maior domínio da turma beirã na fase inicial, os comandados de Carlos Calina foram assentando o seu jogo e subindo no terreno.
Na primeira aproximação à baliza, o Marialvas foi letal. Rayan, 26’, servido por Duda, não perdoou no frente a frente com Gabriel Souza e abriu o ativo,1-0. O golo galvanizou a formação da casa e intranquilizou a turma de Luís Pinto, finalista vencida da competição na época 2021/2022.
João Nogueira, 30’, após passe de Vidazinha, atirou ao lado numa clara grande oportunidade para o Marialvas. Os bairradinos estavam melhores, mas, a reta final do primeiro tempo não poderia ter corrido pior.
Aos 41’, o autor do golo, Rayan, foi expulso com vermelho direto após entrada sobre Pola. González ainda negou o golo aos 43’, mas, no minuto seguinte esteve mal na abordagem a um pontapé de canto. O guarda-redes acabou por não segurar o esférico, que bateu na cabeça de Ricardo Alves e terminou no fundo da baliza, 1-1.
O empate e a expulsão criavam um cenário bastante complexo para o Marialvas na segunda metade.
Laboratório letal
Num jogo amarrado, Bebeto, 57’, de fora de área, rematou ao lado da baliza defendida por González. Com menos um homem em campo, as bolas paradas passaram a assumir um relevo especial para a formação da casa. Num canto estudado, convertido do lado direito por Lucas Ornellas, Zé Gata aproveitou uma simulação de um companheiro e, de primeira, com um remate forte, voltou a colocar, aos 61’, o Marialvas na frente, 2-1.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 23/09/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS