diario as beiras
Região CentroSoure

Soure: S. Mateus teve casa cheia e voltou a ser “aposta ganha”

25 de setembro às 08h33
0 comentário(s)
CM Soure

Está encerrada a edição de 2024 das Festas de São Mateus e da FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio, Indústria de Soure. Ao longo de seis dias – entre 19 e 24 de setembro –, o certame celebrou a identidade sourense e prestou tributo ao padroeiro da vila em vários locais do concelho.

“Faço um balanço bastante positivo. A questão atmosférica acabou por ser bastante favorável. No dia em que começámos os festejos (19) as condições meteorológicas sofreram alterações”, relembrou o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes.

Com um “programa equilibrado”, realçou, “devidamente preparado”, o certame, que invadiu várias zonas da vila, desde o Parque dos Bacelos às próprias vias de circulação, decorreu, assegurou o autarca, “com todas as condições de segurança” não tendo sido registadas ocorrências.

“O plano de emergência e contingência correu muito bem. Tivemos uma presença muito pedagógica e colaborativa da GNR”, enalteceu. Mário Jorge Nunes revelou ainda que vai propor “um voto de louvor, na próxima Assembleia Municipal”, para os “militares que prestaram serviço” durante os seis dias do evento.

100 mil visitantes

Némanus, Expensive Soul ou Toy condimentaram o menu musical do certame que, para além dos espetáculos em palco, voltou a promover vários produtos locais, a gastronomia ou o artesanato.

Em simultâneo com as Festas de S. Mateus foi dinamizada a FATACIS, feira promovida em parceria com a Associação Empresarial de Soure (AES). “A expetativa era de 100 mil pessoas. Parece-me que esse número foi atingido, mas ainda é preciso contabilizar”, frisou o autarca Mário Jorge Nunes.

Segundo edil, a zona concessionada da FATACIS “teve mais de 100 expositores” e o espaço registou “muita afluência”.

Em toda a área das festas, aproximadamente 14 hectares, estiveram presentes cerca de 200 expositores e comerciantes que, segundo Mário Jorge Nunes, “revelaram satisfação e boas expetativas”. Também os artistas “reconheceram a qualidade da organização”, reiterou.

“Surpreendeu-me, por ser numa segunda-feira (23), a elevada afluência do público no concerto do Toy. Foi um grande concerto, com uma grande interação com o público”, recordou.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 25/09/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Emanuel Pereira

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Região Centro

Soure