diario as beiras
Coimbra

Presidente da Câmara de Coimbra atribuiu à organização do triatlo o caos no trânsito do passado sábado

18 de junho às 15h06
0 comentário(s)
José Manuel Silva

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra atribuiu à organização do Europeu de Triatlo Multisport – promotor do conjunto de provas que se está a realizar durante esta semana em Coimbra – o caos no trânsito que se registou, durante várias horas, na manhã do passado sábado. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, José Manuel Silva afirmou que “trazer a Coimbra um grande evento desportivo é muito relevante; são dez mil pessoas que aqui estão durante uma semana, com todos os impactos positivos que isso tem para a dinâmica comercial e turismo da cidade”, reconhecendo, todavia, que há um reverso da medalha e, no passado sábado, “infelizmente, não foi cumprido o edital da câmara pela organização”, o que resultou em “problemas de trânsito que teriam sido desnecessários”.

O autarca disse que “não foram desenhados os circuitos alternativos que estavam previstos no edital municipal, principalmente de manhã”, mas, após as correções, “o fluxo de tráfego começou a fazer-se, embora com os condicionalismos destes grandes eventos”. Na sua perspetiva, “estes grandes eventos são conciliáveis com as obras a decorrer, desde que seja cumprido o edital”, falha que “tornou quase impossível a circulação entre as duas margens, mas a responsabilidade não foi da câmara”.

A concluir, o autarca afirma que, “no próximo fim de semana não prevemos falhas, porque foram identificadas e corrigidas, e portanto, haverá maior facilidade de circulação”. Entretanto, hoje decorreu na Alta da cidade, até às 16H30, o “Duatlo Cross Standart”, que percorreu um trajeto entre o Parque Verde , Couraça de Lisboa, Alta, Quebra-Costas e regresso; e uma prova de bicicleta, também a partir do Parque Verde, e ida e regresso pelo tabuleiro inferior da Ponte-Açud, até à Mata do Choupal, seguindo pelas ruas da Baixinha e Alta.

Depois de  amanhã, dia 20, das 7H00 às 11H00, estão previstas provas de bicicleta e corrida do Triatlo Cross Sprint  por percurso semelhantes, com os respetivos condicionamentos, com interrupção total, dentro deste horário, do tabuleiro inferior da Ponte-Açude, e faixas condicionadas neste percurso. Das 9H00 às 16H30, decorre o Triatlo Cross Standard, também com bicicleta e corrida, outra vez com interdição do tabuleiro inferior da Ponte-Açude e ruas Corpo de Deus e do Colégio Novo, e condicionamentos na Ponte de Santa Clara, e praça 8 de Maio, entre outros. A organização e a autarquia reafirmam os alertas para os dias 21 e 22 (sexta-feira e sábado).

 

Entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra José Manuel Silva.

Autoria de:

António Rosado

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra