Penela: Projeto da Região de Coimbra previne incêndios e produz riqueza em florestas

Penela, Condeixa-a-Nova, Lousã, Góis e Oliveira do Hospital são os cinco concelhos que vão ser alvo de um projeto da CIM Região de Coimbra para “Instalação de Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis”. Serão intervencionados 632,16 hectares com o objetivo de reduzir o risco de incêndios florestais e de produção de riqueza.
“Queremos aumentar a resiliência da floresta e potenciar produção de recursos nessas zonas verdes do território”, afirmou o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Jorge Brito, durante a apresentação do projeto que decorreu ontem na Associação Cultural e Recreativa de Podentes, em Penela, um dos concelhos com maior área de intervenção (170,47 hectares).
Conjunto de ações nos cinco concelhos
O projeto, que representa um investimento de quase 800 mil euros, financiado pelo Plano de Desenvolvimento Rural (PDR), tem prevista a realização de um conjunto de operações de controlo de vegetação espontânea, desramações, podas de formação, redução de densidades e execução de fogo controlado.
Pode ler a notícia completa na edição impressa do dia 25/02/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS