Penela: Confraria dos Vinhos das Terras de Sicó nasce com 21 confrades
Foram entronizados 21 confrades no primeiro capítulo da Confraria dos Vinhos das Terras de Sicó, que decorreu ontem no Centro da Cultura e do Vinho das Terras de Sicó, em Podentes.
“Acreditar que somos capazes é a motivação deste grupo”, disse o grão-mestre da Confraria dos Vinhos das Terras de Sicó, Raul Costa.
A confraria tem como objetivos “tornar a região mais conhecida e admirada, qualificar e valorizar os vinhos produzidos, estudar o “terroir” de Sicó e as suas características e diferenças, criar um vinho DOP (De Origem Protegida), formar pessoas para trabalhar melhor o vinho, criar intercâmbios com outros produtores, marcas e países, dinamizar eventos e provas de vinho, divulgar Sicó, os seus hábitos, costumes e gastronomia de forma a atrair visitantes a esta região”.
Durante a sua intervenção após ter “tomado posse” como grão-mestre apadrinhado pela Confraria do Vinho de Carcavelos, Raul Costa, afirmou que o facto de terem constituído o grupo se deve ao facto de preservar a memória do passado, não deixar morrer as vinhas e valorizar a região.
“É preciso salvar a vinha. Ou se altera alguma coisa ou daqui a 15 anos não há vinho de Sicó”, disse o grão-mestre. “Temos de valorizar as nossas vinhas, as nossas terras e sonhar que somos capazes de proteger a nossa região”, acrescentou.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 01/07/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS