diario as beiras
PenelaRegião Centro

Penela: Confraria dos Vinhos das Terras de Sicó nasce com 21 confrades

01 de julho às 07h26
0 comentário(s)
DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

Foram entronizados 21 confrades no primeiro capítulo da Confraria dos Vinhos das Terras de Sicó, que decorreu ontem no Centro da Cultura e do Vinho das Terras de Sicó, em Podentes.

“Acreditar que somos capazes é a motivação deste grupo”, disse o grão-mestre da Confraria dos Vinhos das Terras de Sicó, Raul Costa.

A confraria tem como objetivos “tornar a região mais conhecida e admirada, qualificar e valorizar os vinhos produzidos, estudar o “terroir” de Sicó e as suas características e diferenças, criar um vinho DOP (De Origem Protegida), formar pessoas para trabalhar melhor o vinho, criar intercâmbios com outros produtores, marcas e países, dinamizar eventos e provas de vinho, divulgar Sicó, os seus hábitos, costumes e gastronomia de forma a atrair visitantes a esta região”.

Durante a sua intervenção após ter “tomado posse” como grão-mestre apadrinhado pela Confraria do Vinho de Carcavelos, Raul Costa, afirmou que o facto de terem constituído o grupo se deve ao facto de preservar a memória do passado, não deixar morrer as vinhas e valorizar a região.

“É preciso salvar a vinha. Ou se altera alguma coisa ou daqui a 15 anos não há vinho de Sicó”, disse o grão-mestre. “Temos de valorizar as nossas vinhas, as nossas terras e sonhar que somos capazes de proteger a nossa região”, acrescentou.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 01/07/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Daniel Filipe Pereira

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Penela

Região Centro