Oliveira do Hospital não esquece as vítimas do incêndio de 2017
Foram ontem homenageadas e recordadas, pelo Município de Oliveira do Hospital, as 13 vítimas mortais dos incêndios de 15 de outubro de 2017, através da colocação de uma coroa de flores no “Mural em Memória do Grande Incêndio de 15 de Outubro de 2017”, situada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.
“São 13 vítimas mortais, homens e mulheres, que não queremos esquecer. Queremos homenagear e relembrar que a 15 de outubro de 2017 que um furacão de fogo atravessou o concelhode Oliveira do Hospital e deixou um rasto de destruição”, disse o presidente do Município de Oliveira dos Hospital, José Francisco Rolo.
Segundo o autarca, “a comunidade e o concelho não esquecem aquele fatídico dia em que 97% da superfície do concelho ardeu”.
José Francisco Rolo, durante a cerimónia, enviou uma mensagem de “sentido pesar” às vítimas, mas fez questão de deixar “uma palavra de força a todos aqueles que se conseguiram reerguer das cinzas”.
13 velas em homenagem às 13 vítimas dos incêndios
Ao final da tarde de ontem foram tocadas 13 badaladas nas igrejas das freguesias e foram acesas 13 velas, junto à Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, onde foi celebrada uma missa em memória das vítimas.
José Francisco Rolo afirma que “nunca se recupera integralmente um concelho que foi afetado em 97% da sua superfície”, mas que, ainda assim, “recuperaram-se as habitações permanentes, as segundas habitações, as empresas, deu-se o apoio aos agricultores e houve um processo de acompanhamento da população que ficou vulnerável”.
O autarca refere que tem havido um forte investimento na proteção e organização das florestas através de vários projetos.
Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente do município conta, tal como tinha sido anunciado, em julho deste ano, no momento da inauguração do mural, que vai ser instalado no mesmo local do mural uma peça escultórica que pretender “homenagear todas as vítimas mortais e todos aqueles que perderam algo nos incêndios”.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 16/10/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS