diario as beiras
Oliveira do HospitalRegião Centro

Oliveira do Hospital: Honrar o passado para não esquecer o futuro

08 de julho às 08h11
0 comentário(s)
DB/Foto de António Cerca Martins

“As chamas entraram no concelho, num ímpeto demoníaco e cruel… Vorazes e implacáveis, sem solução… Destruíram tudo, o novo e o velho, o verde tornou-se negro e o fel da impotência colou-se ao coração!”. As palavras são da poetisa Lucinda Maria e estão eternizadas no novo mural de homenagem às vítimas dos incêndios de outubro de 2017.

A tragédia ocorreu há quase oito anos, mas as feridas sentidas no concelho ainda não sararam. Sentindo que as consequências do fatídico incêndio não poderiam ser esquecidas, a Associação Juvenil dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital concorreu ao orçamento participativo do município e garantiram um pouco mais de 10 mil euros para realizar um mural que eternizasse a efeméride.

O mural, pintado na Casa Escola dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, foi ontem inaugurado e o bombeiro Hélder Costa explicou como é que surgiu esta obra.

“Nós tivemos esta ideia há sensivelmente dois anos para homenagear as vítimas do incêndio de 15 de outubro de 2017. Decidimos falar com a artista Mafalda Gonçalves para nos pintar as duas paredes”, afirmou o bombeiro, esclarecendo depois que o mural está dividido em duas paredes.

“Uma das paredes simboliza o dia fatídico que assistimos, tanto os bombeiros como a população, em outubro de 2017, e a outra parede simboliza a esperança e o renascer desta população. Queremos perpetuar a memória do que aconteceu”, frisou.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 08/07/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

António Cerca Martins

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Oliveira do Hospital

Região Centro