Coimbra

O primeiro dia do resto das vidas de quase cinco mil caloiros

08 de setembro de 2026 às 08 h15
Na FLUC, os estudantes foram recebido pelo diretor, Albano Figueiredo | Fotografia: UC

Quase cinco mil estudantes chegaram ontem a Coimbra para iniciarem o seu percurso académico no ensino superior. As duas instituições públicas preparam sessões de acolhimento.

Quando, em 1978, Sérgio Godinho escreveu “A princípio é simples, anda-se sozinho; passa-se nas ruas bem devagarinho”, na sua música “O primeiro dia”, não se referia aos milhares que todos os anos chegam, em setembro, a Coimbra, para começar o seu trajeto no ensino superior. Porém, as primeiras frases de uma das músicas mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea poderiam muito bem definir o sentimento que passou ontem na cabeça dos jovens que chegaram à cidade dos estudantes.

Apesar de acompanhados por vários colegas na mesma situação, e por outros tantos que pretendem acolhê-los, o sentimento de isolamento inicial é notório a todos os que saem das suas casas pela primeira vez e se instalam em Coimbra para prosseguir os seus objetivos académicos. A Alta da cidade, o Polo II, o Polo III ou o campus de Bencanta são espaços demasiado grandes para quem os começa a percorrer.

O desconforto natural deste primeiro dia do resto das vidas dos quase cinco mil caloiros que foram colocados na Universidade de Coimbra (UC) e na Universidade Politécnica de Coimbra (UPCoimbra), levou a que as duas instituições de ensino superior e as suas faculdades e escolas preparassem receções para os novos membros das comunidades.

| Mais informação na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra