Passe 24 horas
Aceda a todos os artigos durante 24 horas.
Entrar para comprar acesso 24h
Edifício será inaugurado até ao final de abril de 2027 | Fotografia: DR
A nova unidade de Cirurgia e Imagiologia do IPO (Instituto Português de Oncologia) de Coimbra pode custar 42,94 milhões de euros, quase o dobro dos 22,7 milhões inicialmente adjudicados
O novo edifício de Cirurgia e Imagiologia do IPO vai custar quase o dobro do valor pelo qual a empreitada foi adjudicada. A obra, lançada por 22,7 milhões de euros, tem atualmente um valor contratual de 30,24 milhões e o instituto estima que o custo final atinja 42,94 milhões de euros, já com IVA.
A diferença entre o valor inicial e a previsão de custo final é de 20,24 milhões de euros. Também o prazo da empreitada sofreu um aumento significativo: o auto de consignação foi assinado em 2021, com um prazo de execução de dois anos. A obra deverá, contudo, ficar concluída apenas em 2027.
Questionado pelo DIÁRIO AS BEIRAS sobre as razões do aumento do custo e do prolongamento do prazo, o IPO não prestou esclarecimentos concretos. No entanto, o instituto já tinha explicado publicamente que a conjuntura económica global, marcada pela instabilidade geopolítica e pelas crises energéticas, provocou uma forte subida dos preços das matérias-primas e dos custos de execução das empreitadas.
Apesar deste acréscimo, cerca de 66% do custo final previsto da obra será suportado por fundos comunitários, através do Portugal 2020 e do Portugal 2030.
Aceda a todos os artigos durante 24 horas.
Entrar para comprar acesso 24hAceda à edição online do jornal durante 1 mês.
Aceda à edição online do jornal durante 6 meses.
Poupe 70€ em 6 meses
Aceda à edição online do jornal durante 12 meses.
Poupe 142€ por ano
Ainda não tem conta? Criar conta gratuitamente