diario as beiras
Coimbra

Novo curso da UC na Figueira da Foz prejudicou percentagem das colocações

26 de agosto às 09h52
1 comentário(s)
Arquivo

As notas de entrada na Universidade de Coimbra (UC), Politécnico de Coimbra (IPC) e a Escola Superior de Enfermagem estão em linha com a tendência nacional no ensino superior, registando mais cursos com descida de notas de ingresso, do que subidas.

Na UC houve 25 licenciaturas com notas mais baixas do que no ano passado, contra 22 subidas; no IPC 31 descidas e 20 subidas, e em Enfermagem, uma descida, que até foi das maiores, cerca de 1,1 valores.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que “descidas de algumas décimas não são significativas, em linha com os resultados dos últimos anos”.

Quanto ao preenchimento de vagas nos cursos – 3.340 de um total de 3.452 (96,75%) – explicou que este ano há mais 56, mas 40 delas são do novo curso de Biologia Marinha, no polo da Figueira da Foz, que só preencheu 12 vagas, o que afetou a taxa de ocupação geral.

O reitor explicou que se trata de “um curso ainda pouco conhecido, que começa este ano”, acrescentando que “é uma aposta estratégica e daqui a dois ou três anos já será diferente”. Os cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Engenharia do Ambiente também contribuiram negativamente, ficando por preencher, respetivamente, 35 das 101 vagas, e 14 de 20, que ficam disponíveis para a 2.ª fase de colocação. Todos os restantes cursos da UC que não ficaram completamente preenchidos também fazem parte da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

A nota mais baixa de entrada na UC – entre os cursos totalmente preenchidos – é de Gestão de Cidades Sustentáveis, com 11,3, e a mais alta é de Medicina – 18, 02 valores – mais sete centésimas face ao ano passado.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 26/08/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

António Rosado

1 Comentário

  1. Fátima Reis diz:

    Sugiro mais cuidado nos títulos das notícias. Embora tenha sido dito, não foi com intenção pejorativa como o título induz. Trata-se de um curso novo e naturalmente, terá uma procura inferior. Como também diz o Sr Reitor, e isso sim seria de valorizar, trata-se de uma nova aposta que terá de ser divulgada.

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra