Passe 24 horas
Aceda a todos os artigos durante 24 horas.
Entrar para comprar acesso 24h
Há dezenas de doces para provar | Fotografia: Pedro Filipe Ramos
A 5.ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão acontece este fim de semana no Mosteiro do Lorvão. A iniciativa, de entrada gratuita, reúne duas dezenas de doceiros de norte a sul do país.
Uma dezena dos mais prestigiados e premiados doceiros de todo o país vão marcar presença, de 3 a 5 de outubro, na 5.ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão, que acontece no Mosteiro do Lorvão.
Além das iguarias “caseiras” como os pasteis do Lorvão e as nevadas de Penacova, o público poderá provar os ovos moles de Aveiro o pão de ló de Ovar, o pastel de Tentúgal, a sericaia e a encharcada de Évora, as cornucópias e as brisas do Liz de Alcobaça, as templárias de Tomar, as queijadas de Pereira, as Teresinhas de Guimarães, o pudim de abade de São Mamede de Infesta, o pão de rala de Reguengos de Monsaraz, os licores de Lamego e as castanhas de ovos de Coimbra.
A iniciativa, de entrada gratuita, pretende centrar-se na “celebração e salvaguarda do património gastronómico português”.
“A Mostra Nacional de Doçaria Conventual é hoje uma marca de referência no calendário cultural e gastronómico do nosso concelho e da região Centro. Ao abrirmos as portas de um Monumento Nacional como o Mosteiro de Lorvão aos melhores doceiros do país, estamos a promover a excelência da nossa herança gastronómica e a proporcionar a quem nos visita uma experiência autêntica e inesquecível”, refere o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra.
O evento terá animação permanente, workshops gastronómicos e palestras temáticas. A programação apresenta ainda uma oferta musical diversificada com destaque para o concerto ao piano do compositor Mário Laginha, no domingo (4), pelas 18H00.
Aceda a todos os artigos durante 24 horas.
Entrar para comprar acesso 24hAceda à edição online do jornal durante 1 mês.
Aceda à edição online do jornal durante 6 meses.
Poupe 70€ em 6 meses
Aceda à edição online do jornal durante 12 meses.
Poupe 142€ por ano
Ainda não tem conta? Criar conta gratuitamente