La vie chère
Quando a renda e as compras do mês já não cabem no salário, a rua torna-se o lugar onde as contas se fazem em voz alta. Em França, estudantes, trabalhadores e famílias protestam contra os preços e o desgaste dos serviços públicos. Em Espanha, a crise da habitação voltou a empurrar milhares para a rua. Em Portugal, as manifestações de sábado juntaram rendas impossíveis, salários curtos e uma sensação cada vez menos privada: viver tornou-se resistência. Diferentes protestos, o mesmo fio: a vida quotidiana está cara demais para quem a sustenta.
Não se protesta apenas contra o preço dos combustíveis ou da habitação. Protesta-se contra a distância entre a economia dos gráficos e a do fim do mês: a fila do supermercado, o quarto dividido, a conta da luz pousada na mesa como um convidado indesejado.
“La vie chère” significa vida cara. Mas também evoca a vida querida: aquela que queremos preservar, com tempo para os filhos, um teto sem sobressaltos e planos que durem mais do que até ao próximo recibo.
Quando essa vida se torna um luxo, a indignação deixa de ser abstrata. Ganha corpo, cartazes, panelas e vozes. A violência não deve ser romantizada nem confundida com coragem cívica. Mas não basta apontar para os vidros partidos e fingir que o mal-estar começou ali.
Uma democracia mede-se também pela capacidade de impedir que a economia transforme tanta gente em visitante na própria vida. Nas Beiras, como em Lisboa ou no Porto, há quem trabalhe sem poder pagar casa. Jovens adiam a saída, famílias cortam no essencial e pequenos negócios contam moedas, enquanto lhes prometem futuro.
As manifestações não trazem respostas prontas. Deixam uma pergunta que nenhum governo pode adiar: de que serve uma economia em movimento, se a vida de quem a move fica parada?

