Junta de Ançã presta “justa homenagem” a António Teixeira
A Junta de Ançã vai prestar uma homenagem a António Madeira Teixeira, no próximo sábado, na celebração dos 80 anos do seu nascimento, e convida a população a marcar presença neste momento de reconhecimento a um dos maiores vultos da freguesia.
A homenagem ao falecido empresário, à qual se associou também a Câmara de Cantanhede, terá lugar pelas 16H50, junto à rotunda da empresa Fapricela, na Granja de Ançã, e incluirá a inauguração de um busto de António Madeira Teixeira, bem como a atribuição do seu nome à rua contígua, a ladeira da Granja.
O autor do busto é o escultor Alves André, artista que reside em Portunhos e é autor de esculturas colocadas em vários pontos do país e do estrangeiro.
“É uma justa homenagem, à qual, desde a primeira hora, se associou a Câmara de Cantanhede”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Ançã, Cláudio Cardoso, ao DIÁRIO AS BEIRAS, realçando, das várias vertentes da obra do homenageado, o empreendedorismo, que o levou a fundar a empresa Fapricela, e a responsabilidade social, que o fez apoiar as causas e coletividades da sua terra.
Nascido na Granja de Ançã, António Madeira Teixeira foi um dos vultos mais reconhecidos pelo seu mérito, o maior empregador da freguesia e um dos maiores do concelho e da região, contribuindo para a fixação de muitas pessoas na vila de Ançã e para o desenvolvimento de Cantanhede e da região de Coimbra. Faleceu com 77 anos, a 13 de junho de 2021.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 23/05/2204 do DIÁRIO AS BEIRAS