Iolanda leva “Grito” ao Festival Eurovisão da Canção
A final do 68.º Festival Eurovisão da Canção é disputada hoje em Malmö, na Suécia, com a Croácia, Israel e Suíça como favoritas à vitória de uma edição marcada pelo conflito israelo-palestiniano.
Portugal concorre com a canção “Grito”, de Iolanda, que na sexta-feira à noite surgia no 23.º lugar das preferências dos apostadores. A cantora e compositora de 29 anos, natural de São Pedro, Figueira da Foz, já tinha participado no concurso, em 2022, como coautora de ‘Mar no Fim’, composta e interpretada por Blacci.
Embora o lema do concurso seja “unidos pela música”, o evento deste ano atraiu grandes protestos dos palestinianos e dos seus apoiantes, que dizem que Israel deve ser excluído devido à sua conduta na guerra contra o Hamas.
O conflito israelo-palestiniano dura há décadas, mas intensificou-se após um ataque do grupo palestiniano Hamas em Israel, em 7 de outubro, que causou quase 1.200 mortos.
Milhares de pessoas são esperadas numa marcha – a segunda esta semana – na terceira maior cidade da Suécia, que tem uma grande população muçulmana, para exigir um boicote a Israel e um cessar-fogo na guerra de sete meses.
Além disso, dezenas de manifestantes invadiram hoje a sede da televisão pública finlandesa, Yle, para exigir boicote à final do Festival Eurovisão da Canção devido à presença israelita.