diario as beiras
CoimbraNacional

Incêndios afetaram fortemente a qualidade do ar

20 de setembro às 10h34
0 comentário(s)
Foto DB - Pedro Ramos

A qualidade do ar no concelho de Coimbra esteve, nos últimos dias, em níveis fracos e maus, segundo a informação dada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Os incêndios que ocorreram na região, e particularmente o que deflagrou nas Carvalhosas, à porta da cidade, foram os causadores deste decréscimo da qualidade do ar.
A estação do Instituto Geofísico de Coimbra dá dados hora a hora sobre a qualidade do ar e, entre segunda-feira e o início da tarde de ontem, os níveis de qualidade não estiveram com valores considerados bons.

No site da APA é clarificado que o principal poluente sentido no ar são as Partículas Inaláveis (PM10), consideradas as principais poluentes em termos de efeitos na saúde humana. Os valores limite de PM10 no ar, definidos no Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de setembro de 2010, é de 50 ug/m3 (microgramas por metro cúbico). Ora, desde as 10H00 de segunda-feira que a qualidade do ar não é considerada “boa” no concelho. O valor menos mau de PM10 foi verificado às 15H00 de quarta-feira, com 38 ug/m3, sendo considerado médio, mas os valores tendencialmente têm sido “fracos” e “maus”.

| Leia a notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

António Cerca Martins

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Nacional