diario as beiras
Desporto

Futsal: São João é a quinta equipa do país com mais jogos na formação

15 de maio às 10h52
0 comentário(s)

Está concluída a participação das equipas da formação do distrito de Coimbra nos campeonatos nacionais de futsal. E, para a próxima época, com a descida da Academia Condeixa, em sub-17, só o São João tem garantidas equipas em todas as competições nacionais.

O São João confirma, assim, a supremacia no futsal distrital. Um levantamento estatístico, elaborado pela equipa bracarense do Nogueiró Tenões, revela que, na última década (desde 2015/2016), a turma de Pé-de-Cão é a quinta em todo o país com mais jogos disputados nas competições nacionais da formação (ver quadro). No top-20, apenas a CP Miranda do Corvo aparece, em 18.º lugar.

O São João, enquanto clube formador com certificação de 4 Estrelas FPF, conta com muitos atletas – em março, tinha 131 inscritos na FPF, sendo apenas superado, no distrito, pelo União 1919, com 137. Mas, além disso, revela desde sempre uma presença competitiva de relevo. Assim, no escalão de juniores, disputa a 1.ª Divisão Nacional, de forma ininterrupta, desde a época 2017/2018. Por seu turno, em juvenis e iniciados, está presente desde que os respetivos campeonatos nacionais foram criados: 2016/2017, para os sub-17, e 2019/2020, para os sub-15.

Ao DIÁRIO AS BEIRAS, Alcides Lopes, coordenador-geral do futsal, no São João, assume que o cenário descrito “é algo que engrandece e orgulha” o clube, mas também “confere uma ininterrupta responsabilidade”.

“Estamos muito satisfeitos com o caminho que trilhamos e com a linha orientadora que nos rege, validada época após época pelos resultados desportivos, pela valorização dos nossos atletas (seleções nacionais, flutuação de escalões, transição para sénior)”, afirma Alcides Lopes, para quem o desafio passa por “continuar a formar e a competir desta forma, sem comparações ou dependências dos caminhos e/ou resultados que os outros alcançam ou não”.

A concluir, e porque continuam em curso as diversas taças nacionais, refira-se que podem ainda subir aos nacionais a Academia Cdx e/ou o Domus Nostra, em sub-15, e a Academia de Condeixa em sub-19 (neste caso, apenas para a 2.ª Divisão).

Autoria de:

Paulo Marques

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Desporto