diario as beiras
Figueira da Foz

Figueira da Foz: Santana Lopes anuncia licenciatura em biologia marinha

25 de junho às 09h21
0 comentário(s)
DB/Foto de Jot'Alves

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, “autorizado” pelo reitor Amílcar Falcão, anunciou ontem que a Universidade de Coimbra iniciará em setembro deste ano os primeiros cursos de licenciatura e mestrados no campus da cidade-praia.

Santana Lopes adiantou que a primeira licenciatura será na área da biologia marinha. O autarca, contudo, não anunciou que mestrados começarão a ser lecionados no próximo ano letivo.

No ano letivo de 2025/2026, avançou ainda Santana Lopes, terão início mais “duas ou três licenciaturas”, estando o “processo final em [fase de] aprovação”.

Segundo defendeu o autarca, trata-se de “um processo sustentado e sustentável, responsável, com os pés assentes na terra, como é próprio de uma instituição com a credibilidade, a respeitabilidade e o saber como a Universidade de Coimbra.

Para o presidente da Câmara da Figueira da Foz, “só isto é e será um tempo completamente novo”, acrescentando: “Cada licenciatura tratará uma ou mais centenas de alunos para uma universidade que se prevê que esteja duradouramente no futuro deste concelho”.

Na sua intervenção, Santana Lopes frisou ainda que, além da Universidade de Coimbra, há “outras entidades que conjugam o investimento privado com este investimento da parte do Estado”.

Este será ainda o ano em que serão aplicados “cerca de três dezenas de milhões de euros de investimento” na zona portuária da Figueira da Foz, destacou ainda o autarca figueirense. E, também, da transposição de três milhões de metros cúbicos de areia, de norte para sul da barra, para atenuar a erosão costeira, acrescentou.

Aqueles são investimentos públicos lançados pelo anterior Governo e que o atual dá continuidade. “Os grandes desígnios não devem parar com a mudança de Governo”, defendeu Santana Lopes.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 25/06/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Jot'Alves

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Figueira da Foz