Figueira da Foz: Santana admite “novas formas” de luta contra a Crigado e pressiona AF
O presidente da Câmara da Figueira da Foz disse ontem que poderão surgir “novas formas de luta a favor do encerramento da exploração de suinicultura Crigado, em Carvalhais de Lavos. “Às vezes é preciso utilizar outros métodos”, defendeu Santana Lopes.
Em declarações aos jornalistas, o autarca, que participava numa manifestação a favor do encerramento da exploração, que juntou largas dezenas de pessoas, não adiantou que novas formas de luta poderão vir a acontecer.
“Não posso já [avançar que novas formas de luta poderão surgir], nem devo dizer tudo, porque nem sei. Depois do dia de hoje é que iremos extrair ilações sobre o que aqui aconteceu e sobre o que se deve passar de ora em diante”, defendeu o autarca.
Por outro lado, Santana Lopes adiantou que o executivo camarário que lidera só assinará a prorrogação da concessão dos serviços de água e saneamento básico do concelho, por mais 12 anos, com a Águas da Figueira (AF), ato agendado para esta sexta-feira, se a concessionária tomar uma posição em relação à atividade da Crigado.
“Nós temos para assinar um contrato de prorrogação da concessão esta sexta-feira. Não vamos assinar contrato nenhum, o que muito prejudicará o município, se as AF não tomarem uma atitude muito clara em relação ao que se passa aqui”, garantiu Santana Lopes aos manifestantes.
O autarca ressalvou que a AF é uma concessionária da Câmara da Figueira da Foz. “Se as AF andam a jogar ao esconde-esconde com a câmara e connosco, não são merecedoras da nossa confiança”, afirmou.
Contactada pelo DIÁRIO AS BEIRAS, a AF afiançou que já cancelou o contrato com a Crigado e que vai proceder, hoje, ao tamponamento da infraestrutura de saneamento básico utilizada pela empresa de suinicultura.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 14/11/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS