Figueira da Foz: Desagregação exclui restituição de territórios na zona urbana

A desagregação das freguesias de Buarcos e São Julião não contemplou a recuperação de uma área dos Condados, que em 2013 passou a integrar Tavarede (que se manteve autónoma), nem esta viu restituídas as áreas anexadas pela nova freguesia urbana.
Os respetivos autarcas reclamam a reposição das antigas delimitações, se não puder ser antes, após as eleições autárquicas deste ano.
“Será de inteira justiça que os Condados sejam devolvidos a Buarcos. Há moradores que se recusaram a mudar os documentos e a votar, alegando que sempre foram de Buarcos”, sustentou a presidente da Junta de Buarcos e São Julião, Rosa Batista, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.
“Sendo feita a reposição das freguesias, principalmente a de Buarcos e São Julião, então há que rever a situação dos fregueses que eram de Tavarede e foram para Buarcos e São Julião. E isso é importantíssimo para nós, porque Tavarede pode, desta forma, atingir os 10 mil habitantes e ter um presidente de junta a tempo inteiro”, advogou, por seu lado, o presidente da Junta de Tavarede, Fernando Lopes.
Pode ler a notí9ci9a completa na edição impressa do dia 10/02/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS