Figueira da Foz: Conselho de Moradores da Borda do Campo amplia lar de idosos
O Conselho de Moradores da Borda do Campo (CMBC) inaugurou as obras de ampliação da sua estrutura residencial para idosos no dia em que a instituição celebrou 45 anos de atividade, aumentando a capacidade de 29 para 49 utentes.
O 45.º aniversário foi celebrado com pompa e circunstância. A sessão solene foi presidida pelo secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino, na qual também participou o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, além de outros convidados institucionais.
“São mais 20 utentes no lar. Daqui para frente, a instituição começa a ser mais rentabilizada, porque os apoios da Segurança Social são mínimos”, frisou José Gonçalves, presidente da direção do CMBC, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.
As obras custaram 400 mil euros e foram cofinanciados em 85% pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Os restantes 15% foram suportados pelo CMBC.
No total, o conselho de moradores tem 220 utentes, oriundos da freguesia do Paião e de freguesias vizinhas dos concelhos da Figueira da Foz e concelhos vizinhos.
Os utentes daquela instituição da antiga freguesia de Borda do Campo, integrada na freguesia do Paião desde 2012, situada na margem sul da Figueira da Foz, estão distribuídos pela creche, infantário, ATL, apoio domiciliário, centro de dia e estrutura residencial para idosos. Estes serviços são assegurados por meia centena de funcionários.
Município duplica apoio
Santana Lopes anunciou a duplicação do apoio atribuído pelo município ao CMBC. O presidente da câmara fez o anúncio quando falava nas comemorações dos 45 anos desta instituição particular de solidariedade social.
Nota de imprensa enviada pela autarquia da Figueira da Foz frisa que Santana Lopes “mostrou-se consciente, não só do trabalho feito pelo CMBC em prol de crianças e idosos, da comunidade em geral, mas também das necessidades que tem apresentado e às quais a autarquia está atenta, motivo pelo qual será proposto, em sede de reunião de câmara, um aumento significativo do apoio financeiro prestado à instituição”.
O valor do apoio passará para 48 mil euros, o dobro do atual, destinado à utilização pública da piscina do CMBC. Este aumento irá “minorar o desequilíbrio nos encargos”, sustentou Santana Lopes, citada na nota de imprensa.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 01/10/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS