diario as beiras
Nacional

Explosão em faculdade na Caparica foi na empresa YDreams que “é autónoma” à Universidade Nova

04 de julho às 14h20
0 comentário(s)
DR

A explosão no parque tecnológico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Caparica, em Almada, foi na empresa YDreams, que, “apesar de funcionar dentro do ‘campus’, é autónoma”, indicou a instituição de ensino superior.

A mesma fonte da Universidade Nova de Lisboa disse inicialmente à Lusa estar ainda a recolher mais informação sobre a explosão ocorrida ao final da manhã de hoje e explicou entretanto que a área afetada “é periférica e afastada da zona utilizada pelos estudantes, docentes, investigadores ou funcionários, sendo explorada por várias empresas privadas e com funcionamento independente da Nova”.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa lamentou a existência de uma vítima mortal e adiantou que continua a colaborar com as autoridades.

O registo de um morto na explosão no parque tecnológico, no distrito de Setúbal, foi indicado pela Proteção Civil.

Fonte do Comando Sub-regional da Península de Setúbal disse à agência Lusa que o óbito sido declarado no local às 13:36, sem dispor de informação sobre a sua identidade.

A mesma fonte acrescentou que haver um ferido grave, “que não está diretamente relacionado com a explosão”, indicando que, “alegadamente, poderá ter sofrido doença súbita”.

Posteriormente, a Proteção Civil disse que o ferido grave passou a ser considerado ligeiro e que foi transportado para o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

O Comando Sub-regional da Península de Setúbal referiu ainda que há também cinco pessoas a ser assistidas no local pela equipa de psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Relativamente à origem da explosão, a fonte revelou que teve início num “contentor de testes de pressão” e adiantou que a Brigada de Minas e Armadilhas da GNR se encontra no local, para confirmar a segurança do espaço.

O alerta para a explosão foi dado às 12:45.

Para o local foram mobilizados oito veículos de socorro e 20 operacionais, nomeadamente dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, do INEM e da GNR.

Autoria de:

Agência Lusa

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Nacional