Evento em Coimbra com propostas que cruzam o vinho com poesia, arquitetura e música
O “Mundo do Vinho” regressa a Coimbra para a sua sétima edição, em outubro, voltando a apresentar várias propostas que cruzam o vinho com áreas tão distintas como a música, a literatura, a arquitetura ou a fotografia.
O evento cultural, produzido pela Cultura e Risco Associação Cultural, propõe “exposições, concertos, visitas guiadas, apresentações literárias e momentos de degustação”, entre 03 e 12 de outubro, foi hoje anunciado, pela organização.
Uma exposição que explora o diálogo entre a arquitetura e a vinha no Museu Nacional Machado de Castro, um espetáculo do projeto Sons do Douro que utiliza pipas de vinho como instrumentos, na Praça do Comércio (05 de outubro) e um concerto que celebra a relação entre o vinho, a música e a liberdade, a partir de um repertório clássico, no Convento São Francisco (06 de outubro) são algumas das propostas de “Mundo do Vinho”.
O evento propõe ainda uma leitura de textos sobre vinho, uma refeição reinterpretada pelo chef Paulo Queiró da tradicional vindima, uma conversa com o autor de “Histórias e Curiosidades à Mesa”, Virgílio Nogueiro Gomes, e uma outra que destaca o papel das mulheres no setor.
“Num mundo tradicional de homens, as mulheres começam a conquistar relevantes posições nas diferentes etapas do ciclo do vinho, com um trabalho cada vez mais reconhecido e prestigiado, dentro e fora de portas”, salienta a organização.
A presente edição terá como destaque o Douro, “região celebrada por Miguel Torga, como as ‘terras do calor e da doçura’”.
Ao longo do programa deste ano, haverá momentos de provas e degustação de vinhos da região Terras de Sicó.
Toda a programação está disponível em www.vinhoearte.pt.