Coimbra quer tornar Bombeiros Sapadores em batalhão
Arquivo
A Câmara de Coimbra analisa hoje, em reunião do executivo, uma proposta para elevar a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra a batalhão, uma mudança estrutural apresentada pelo comandante Paulo Palrilha, justificada pelo aumento do risco, da complexidade operacional e do volume de ocorrências no concelho. Os dados apresentados pela companhia evidenciam uma tendência de crescimento da atividade operacional ao longo da última década.
Depois de uma ligeira quebra entre 2015 e 2018 – período em que se registou o valor mais baixo, com 7.706 ocorrências – seguiu-se uma fase de estabilização entre 2019 e 2020, com cerca de oito mil serviços anuais.
A partir de 2021, verificou-se um salto expressivo, superando os 8.600 serviços em dois anos consecutivos e mantendo-se em patamares elevados até 2025. Esta subida poderá estar relacionada com a retoma pós-pandemia, o envelhecimento da população, a maior exposição a fenómenos meteorológicos extremos e o aumento da mobilidade urbana e turística.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje (23/02/2026) do DIÁRIO AS BEIRAS
