diario as beiras
Coimbra

Coimbra: “O potencial de crescimento da Faculdade de Economia é real”

02 de dezembro às 09h26
0 comentário(s)
DB/Foto de Pedro Ramos

A Faculdade de Economia continua em grandes mudanças. Como estão a decorrer as obras?

As obras na FEUC estão a decorrer dentro dos prazos previstos. Elas eram necessárias para melhorar a eficiência energética e o conforto dos edifícios da biblioteca e do Bloco de Investigação. Para colmatar os incómodos causados, sobretudo pela inexistência de gabinetes de trabalho para os docentes, foram colocados módulos no jardim frontal da FEUC que funcionam como salas de apoio. Foram ainda disponibilizados espaços para trabalho e reuniões para os docentes no Palácio dos Limas. Também os espaços de trabalho para a investigação foram reduzidos com esta intervenção, afetando estudantes de doutoramento, docentes e investigadores visitantes, pelo que foi feito um esforço de maximizar a utilização de todos os espaços da Faculdade até ao seu limite. A recente disponibilidade do Edifício do Geofísico, completamente remodelado e equipado, ajudou a mitigar a falta de espaços para docentes, estudantes de doutoramento e investigadores do Centro de Investigação em Economia e Gestão (CeBER).

É de salientar a forma solidária como estudantes e docentes apoiaram os serviços e a direção neste momento, o que tem contribuído para que esta primeira fase de obras se conclua com alguma tranquilidade.
As salas de leitura e de estudo da Biblioteca da FEUC irão reabrir ao público no dia 16 de dezembro , funcionando no horário normal de expediente. Esta reabertura é crucial para asseguramos as melhores condições de estudo e a preparação para a época de avaliações que se iniciará em janeiro de 2025.

Qual é a etapa seguinte?

A reabertura da Biblioteca liberta mais uma sala (Sala Polivalente), para utilização pelos docentes, colmatando a premente falta de espaço. A etapa seguinte prende-se com a chegada de mais dois módulos, que serão colocados no terreno adjacente que é propriedade da FEUC, e onde serão instaladas a Júnior Empresa de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (JEEFEUC) e a AIESEC, além de outras associações e grupos ligados a estudantes. É nossa preocupação manter as condições que permitam o mínimo de disrupção nas atividades desenvolvidas pelas entidades que são dinamizadas pelos/as estudantes.

As obras na FEUC ficarão centradas a partir de dezembro no Bloco de Investigação, com uma duração prevista de execução até junho de 2025.

Entretanto, as novas instalações do CeBER estão prontas. Porque é que ainda não foram inauguradas?

O CeBER já se encontra em fase de instalação no edifício do antigo Instituto Geofísico, situado na avenida Dias da Silva. É uma estrutura totalmente remodelada que permite aos investigadores do CeBER o desenvolvimento das suas atividades de investigação, bem como a realização de workshops e reuniões de trabalho. Estas instalações assumem uma relevância acrescida nesta fase de grandes constrangimentos de espaço no Bloco de Investigação da FEUC, por permitirem espaços de trabalho para docentes e estudantes de doutoramento. Queria salientar o apoio inexcedível da reitoria na realização da obra e na criação de condições para o cabal funcionamento do CeBER. De referir também o apoio da reitoria na limpeza do espaço verde circundante, sendo nossa intenção ter uma política de porta aberta, facultando esse espaço para fruição e utilização pela comunidade.
A inauguração formal do CeBER está dependente do arranjo final do acesso (pavimento e iluminação) desde a avenida Dias da Silva até ao edifício, que ficará concluído até ao final do ano de 2024.

Pode ler a entrevista completa na edição impressa e digital do dia 02/12/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Patrícia Cruz Almeida

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra