Coimbra: Monte Formoso inaugurou mural da liberdade
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, a Associação de Moradores do Monte Formoso quis deixar a sua marca e o seu contributo no âmbito das comemorações deste “momento importantíssimo para a história do país e que exaltam valores como a liberdade, participação cíviva, democracia”, disse Paulo Lobo, presidente da associação.
No sábado, na cerimónia de inauguração de um mural (painel de azulejos) intitulado “Mural da Liberdade”, que se encontra na rua Cidade de Fez, no Monte Formoso, Paulo Lobo sublinhou que “este momento nasceu da inspiração de uma imagem presente no site da Associação 25 de Abril, que nós pedimos autorização para “alterar” e torná-la possível neste painel de azulejos”.
Para a colocação do mural à entrada do bairro, Paulo Lobo agradeceu ainda “o apoio da junta de freguesia, que desde a primeira hora, se quis associar e assumiu metade do valor da obra. O restante foi angariado através de crownfunding, onde tivemos uma adesão incrível. Numa semana, já tinham o total necessário”.
O responsável referiu ainda que “o trabalho mais prático foi da autoria de Rui Lobo, designer, com apoio da empresa de cerãmica Estrelas de Conímbriga (Condeixa-a-Nova), que tornou possível esta obra no nosso bairro”.
“Seguir o exemplo”
Presente na sessão, esteve o comandante Adelino Rodrigues da Costa, secretário da Associação 25 de Abril, que enalteceu “o trabalho da associação, ao manter vivos os valores e a importância do 25 de Abril de 74 para o povo português” e deixou o pedido para “que outras associações sigam o exemplo”.
Também estiveram presentes José Manuel Silva, presidente da Cãmara de Coimbra, Ana Bastos, vereadora da autarquia, Paula Lopes, em representação da União de Freguesias de Eiras e São Paulo Frades, e também cerca de duas dezenas de moradores.