Coimbra: Mergulhadores com teste “positivo” no Rio Mondego

Um acidente com duas embarcações de desporto e lazer no Rio Mondego (junto à Ponte Pedro e Inês) com um caudal e uma corrente forte foi o cenário do Exercício “Brizo 2024” ontem conduzido pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC) com a participação dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
O simulacro com balanço “extremamente positivo” pretendeu “ter uma noção mental do tempo e mecanizar os procedimentos que podem ser replicados em situações reais e facilitar todas as operações de socorro”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS, o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha.
Perante este cenário de incapacidade dos atletas de, após a colisão entre as embarcações, nadarem para a margem, houve a necessidade de chamar a equipa de mergulhadores para efetuar o salvamento.
O simulacro contou com a participação de seis pessoas do Clube Náutico de Coimbra, todas elas vítimas resgatadas com vida e, contou ainda, com a simulação de um resgate de duas pessoas (bonecos) que teriam sido levadas pela corrente e que acabaram por se afogar. Foram resgatados, já sem vida, pela equipa de mergulhadores. Foram também testadas as valências de emergência pré-hospitalar, com um caso de hipotermia.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS