Coimbra: Infeções respiratórias a crescer nas consultas dos centros de saúde

Num balanço da semana que coincidiu com a passagem de ano – de segunda-feira, 30 de dezembro, até domingo, 5 de janeiro – o número de consultas médicas de infeções respiratórias nos centros de saúde de Coimbra foram 1.459, ou seja 208 por dia.
Neste cenário, os coordenadores das unidades de saúde familiar, em reunião, decidiram manter o nível 1 do plano de contingência. Todavia, face ao “crescimento da disseminação das infeções respiratórias”, o nível 1 será reavaliado depois de amanhã, sexta-feira, adiantou a administração da Unidade local de Saúde (ULS) de Coimbra. Esta reavaliação poderá implicar uma subida de nível de resposta dos centros de saúde e dos hospitais, obrigando à mobilização de mais meios.
Nesta semana de maior “aperto” das consultas nos centros de saúde neste inverno, dois terços das pessoas com infeções respiratórias queixavam-se de dificuldades relacionadas com o aparelho respiratório, enquanto cerca de 10% tinham sintomas de pneumonia, percentagem semelhante das que se queixavam de gripe, amigdalite, bronquite ou bronquiolite aguda.
Pode ler a notícia completa na edição impressa do dia 08/01/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS