Coimbra inaugura primeiro espaço do país dos Bairros Comerciais Digitais
Coimbra inaugurou hoje o primeiro espaço do país no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, criando assim, na Baixa, um local físico para implementação do projeto focado na componente digital previsto para esta zona histórica da cidade.
O projeto @BaixaCoimbra, financiado no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi desenvolvido em consórcio pela Câmara Municipal de Coimbra, pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e pela CoimbraMaisFuturo, contemplando um investimento de 1,236 milhões de euros, o terceiro maior montante a nível nacional.
O plano, que deverá estar implementado até o final de 2025, prevê a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum.
A Casa do Bairro, espaço hoje inaugurado, é o “motor de funcionamento” do @BaixaCoimbra, estando situada na Travessa das Canivetas, na Baixa da cidade, disse hoje o vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego da Câmara Municipal de Coimbra, Miguel Fonseca, na sessão de inauguração.
O local, “que é estratégico, no Beco das Canivetas, no coração de Coimbra”, irá ser “um ponto charneira”, onde vão concentrar-se as principais atividades que este projeto tem, acrescentou.
Na ocasião, foi também apresentada a figura do Gestor do Bairro, Rosa Gonçalves, que funcionará como elo entre os comerciantes e o consórcio, sendo ela a responsável pela gestão diária e implementação do plano.
Aos jornalistas, Rosa Gonçalves esclareceu que, na Casa do Bairro, os comerciantes poderão encontrar, “principalmente, uma equipa que está a trabalhar com e para eles”, uma “equipa técnica para dar todo o apoio”.
Agora, após a inauguração do espaço, “a primeira medida será conhecer pessoalmente todos os comerciantes da Baixa”, revelou, sublinhando que a era digital é uma ferramenta para dinamização local e que as lojas físicas não deixarão de existir.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, por sua vez, afirmou que o “projeto dos Bairros Comerciais Digitais é absolutamente essencial”, acrescentando que “o ventrículo esquerdo do coração da Baixa vai começar a bombar com mais força, alegria, energia e perspetivas de futuro”.
“Hoje é um dia marcante, porque é o culminar de todo um trabalho que foi desenvolvido até agora pela Câmara e pelos nossos parceiros, no sentido de dar um salto transformador na Baixa de Coimbra”, sustentou.
“Faz parte do nosso Plano Marshall para a Baixa e é um dos aspetos mais relevantes, é a transformação digital da Baixa, é fazer a Baixa chegar a todo o mundo”, acrescentou, frisando que o plano só terá êxito se “os comerciantes colaborarem ativamente”.
O @BaixaCoimbra está inserido na área da Baixa, num total de 24,5 hectares com 836 estabelecimentos comerciais e de serviços, e pretende capacitar os comerciantes desta zona para outras formas de venda para além da física, nomeadamente a digital e a híbrida.
Entre as medidas previstas, referência, designadamente, para a criação de uma plataforma de venda online (‘marketplace’) e a criação de uma identidade visual comum, assim como ações de formação/capacitação dos comerciantes.