diario as beiras
Coimbra

Coimbra: Governo promete construção da Barragem em Girabolhos

10 de março às 08h13
0 comentário(s)
DB/Foto de Pedro Ramos

A Barragem de Girabolhos é uma das novas previstas na estratégia nacional “Água que Une”, apresentada ontem pelo Governo, no Convento São Francisco, com a presença de Luís Montenegro, de vários elementos do Governo, autarcas, e membros do grupo de trabalho que desenvolveu o plano.

Durante a apresentação, o primeiro-ministro disse que a estratégia prevê um investimento de cinco mil milhões de euros até 2030. Objetivo é a “transformação estratégica” do país, para “lutar contra os efeitos negativos das alterações climáticas” e, simultaneamente, para aproveitar os seus recursos, na capacidade produtiva da agricultura, da indústria e do turismo.

O autarca de Coimbra não escondia o entusiasmo pela decisão do Governo em retomar a Barragem de Girabolhos, considerando que a ausência da estrutura tinha implicações “negativas absolutamente dramáticas” para Coimbra e para o Baixo Mondego”.

“Com a construção da Barragem de Girabolhos – que faz parte do Plano de Regularização da Bacia Hidrográfica do Mondego desde o seu início – vamos evitar essas cheias (exceto se vier uma cheia absolutamente inusitada), e Coimbra não voltará a ser negativamente afetada e condicionada, de uma forma absolutamente inaceitável no Plano de Gestão dos Riscos de Inundações”, frisou José Manuel Silva.

Pode ler a notícia completa na edição impressa do dia 10/03/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Patrícia Cruz Almeida

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra