Coimbra: Fecho noturno das urgências dos Covões começa sob contestação
As urgências do Hospital Geral (Covões) passam a estar encerradas a partir de hoje, entre as 20H00 e as 08H00. A medida, anunciada na quinta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, mereceu, desde logo, a contestação de mais de 40 profissionais de saúde dos Covões que, numa enviada à administração da ULS, manifestam a sua indignação perante a centralização da urgência noturna no polo dos HUC.
“Os profissionais, apesar da falta de recursos humanos e materiais, têm desempenhado diariamente as suas funções variadas com dedicação e zelo em prol dos doentes”, garantem.
O encerramento foi anunciado na passada quinta-feira pelo presidente do conselho de administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, e está incluído no “Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde”, que vigora de 15 de junho a 30 de setembro.
Solidariedade
Também o presidente da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, manifestou um profundo lamento pela “maneira injusta” como os profissionais de saúde do Hospital Geral estão a ser tratados.
A Assembleia de Freguesia de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, que reuniu na passada sexta-feira, manifestou a sua solidariedade para com os profissionais de saúde do Hospital Geral, tendo repudiado a decisão de limitar “mais um serviço prestado pelo hospital, nomeadamente o impedimento temporário de admissão de utentes em período noturno durante o verão.”
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 01/07/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS