Coimbra: Estudantes expõem postais de Jorge Paiva para mostrar que o ouvem

Foi inaugurada ontem, no Departamento de Ciência da Vida (DCV) da Universidade de Coimbra (UC), a exposição “35 anos de Postais – Uma Vida de Intervenção”, que pretende mostrar os postais de Natal que o professor Jorge Paiva escrevia todos os anos e enviava a várias pessoas de todo o mundo com o objetivo de tentar alertar e consciencializar para as questões ambientais e da sustentabilidade.
A exposição é da autoria do Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC), em colaboração com o DCV e a UC. Podem ser vistos 35 postais, que Jorge Paiva escreveu ao longo dos últimos 35 anos. A ideia surge após a publicação e último postal, intitulado, “Ambiente e Desilusão”, onde o docente refere que “não vale a pena continuar com a atividade cívica de educação ambiental”.
“Quando vimos este postal, em dezembro, decidimos que tínhamos de fazer algo. Pensámos em realizar várias iniciativas que demonstrassem ao professor que nós o ouvimos enquanto estudantes, mas sobretudo que queremos continuar o seu trabalho”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS o presidente do NEB/AAC, Tomás Dantas.
Pode ler a notícia completa na edição impressa do dia 13/03/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS