Coimbra: Escola Martim de Freitas está atenta aos traumas na infância
“Habitado ao mundo das trevas, da solidão, dos jovens que ficam meses no hospital ou na prisão sem receberem visitas, das tentativas de suicídio”, João Pedro Gaspar está empenhado em evitar que outros passem por traumas na infâncias ou na adolescência. E caso isso ocorra, que haja alguém atento para ajudar.
Foi com este objetivo que a associação a que preside – a Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos (PAJE) – lançou um desafio às escolas através de um projeto que visa sensibilizar para a importância dos traumas na infância.
Ontem, no dia em que o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas abriu as portas aos encarregados de educação e famílias para assistirem a várias atividades, João Pedro Gaspar entregou o galardão “Escola SITI” – Escola Sensibilizadas para a Importância dos Traumas na Infância”.
A escola foi distinguida ter concluído todas as fases do projeto – primeiro, com sessões dirigidas aos jovens, tendo-se seguido o envolvimento dos encarregados de educação, bem como do pessoal docente e não docente.
“Queremos sensibilizar a opinião pública, mas também os decisores políticos. É importante que a sociedade possa ir ao encontro das necessidades destes jovens. Afinal, é preciso toda comunidade para educar uma criança”, lembrou o presidente da PAJE.
Pode ler a notícia completa na edição impressas e digital do dia 29/05/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS