Coimbra: Concerto na Sofia celebra os 90 anos do Palácio da Justiça
A rua da Sofia vai voltar a ser palco de um concerto no próximo dia 29 de junho, às 21H00.
Tal como há dois anos, o Tribunal da Relação de Coimbra e a Orquestra Clássica do Centro voltam a unir-se para realizar um espetáculo para a cidade.
Em 2024, a atuação terá a importância de servir para comemorar várias efemérides. Além dos 90 anos da inauguração do Palácio da Justiça de Coimbra, o programa do concerto celebra ainda os 50 anos da revolução dos cravos, os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, os 350 anos do nascimento do compositor Carlos Seixas e os 120 anos da morte de Dvorak.
Na conferência de imprensa de apresentação do concerto, o presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, o juiz desembargador Jorge Loureiro realçou a necessidade da instituição mostrar a outra faceta que tem.
“O Tribunal da Relação de Coimbra é uma instituição judicial, mas é também um espaço de cultura. É assim desde que foi o colégio de São Tomás da Quina. Não somos apenas uma casa da justiça”, frisou o juiz desembargador.
Jorge Loureiro salientou que o espetáculo terá outra finalidade positiva para a Baixa da cidade.
“Este concerto trará certamente muita animação à Baixa de Coimbra. Acredito que vá trazer muitas pessoas à Baixa”, clarificou, lembrando o evento semelhante organizado há dois anos.
“Em 2022 também organizámos um concerto, na altura para celebrar os 9 anos da nomeação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia para património da UNESCO”, afirmou.
Nessa altura, a peça musical teve uma audiência superior a mais de mil pessoas e a organização, como explicou a presidente da direção da Associação Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins, espera algo semelhante.
“Esperamos tantas pessoas como há dois anos, perto de mil pessoas”, disse.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 18/0&/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS