Coimbra: Casa da Cultura vai ter nome de Teresa Alegre Portugal
Depois de um grupo de centenas de cidadãos ter proposto a atribuição do nome de Teresa Alegre Portugal para a Casa Municipal da Cultura de Coimbra, foi ontem aprovado, por unanimidade, no ponto antes da ordem do dia, o “Voto de Pesar / Propostas de Toponímia”, apresentado pelo Partido Socialista (PS), que propunha também a atribuição do nome da antiga vereadora da Câmara Municipal de Coimbra a este equipamento cultural da cidade.
“Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Coimbra propõem que seja atribuído o nome de Teresa Alegre Portugal a um espaço geográfico no aglomerado urbano, nomeadamente arruamento na toponímia da cidade ou, por exemplo, que a Casa Municipal da Cultura seja designada Teresa Alegre Portugal, pela sua criatividade, participação, amplitude cultural e desenvolvimento na época, e que venha a perpetuar a sua identidade e a sua mais valia para Coimbra”.
A ex-deputada na Assembleia na República, pelo PS, faleceu no dia 2 de novembro e era uma “figura ímpar na vida cívica e política, com destaque em Coimbra, constituindo o seu desaparecimento uma perda marcante na cidade e no concelho de Coimbra”.
A proposta de toponímia foi apresentada em conjunto com o voto de pesar. “Pelos seus valores e princípios, pelo combate à ditadura e luta pela liberdade, pela cultura e ação social, pelo seu humanismo, Teresa Alegre Portugal merece o reconhecimento e a homenagem de Coimbra”, lê-se na nota.
À margem dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, disse que o nome de Teresa Alegre Portugal “honra a Casa da Cultura”, mas que gostaria que a proposta fosse despida de partidos porque “merece muito mais do que a excessiva partidarização“.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 12/11/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS