Coimbra: Bombeiros Sapadores conquistam 2º lugar individual e por equipas
A presença de sete operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra na mais desafiante prova de realizada em Portugal, destinada aos “soldados da paz” – Escadórios da Humanidade –, resultou num 2.º lugar na geral de Paulo Costa (1.º no escalão Seniores 2); 2.º lugar no escalão Veteranos 4 para Jorge Primo; e 3.ºs lugares nos respetivos escalões para Hugo Gomes e Sandra Ângelo. Estes resultados colocaram a representação de Coimbra no 2.º lugar geral por equipas.
O comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que “é um orgulho para a Companhia de Bombeiros e para a cidade ter elementos tão bem posicionados neste tipo de provas”.
Capacidade atlética e operacional
O responsável destacou “a capacidade operacional e física dos elementos da corporação, o que fica demonstrado nos lugares alcançados, numa prova com mais de 1.500 bombeiros, nacionais e internacionais”.
Tratou-se da VI edição da Escadórios da Humanidade, realizada no passado sábado no Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, com os participantes a enfrentarem um percurso de 615 metros, em que o principal desafio foi subir 566 degraus, o que corresponde a um desnível de 116 metros.
A prova exige que os participantes façam a subida com o Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA). Todo o equipamento, com que os bombeiros também atuam no teatro de operações, pesa cerca de 30 quilos.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 30/09/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS