Câmara de Coimbra remove resíduos em 19 locais de despejo ilegal
A câmara municipal iniciou ontem uma operação de remoção de resíduos abandonados em 19 locais do concelho onde habitualmente existem despejos ilegais.
A operação, conduzida pelo Departamento de Ambiente, envolve mais de 15 operacionais no terreno e diversos meios de apoio para a retirada de resíduos e conta com a colaboração da SUMA e da ERSUC.
Esta operação dá continuidade à intervenção realizada no IParque, que permitiu identificar mais de 30 infratores. Entre 1 de janeiro a 31 de julho, foram efetuadas 4.609 recolhas dedicadas a resíduos de grande dimensão pelos serviços do Departamento de Ambiente.
Dessas, 770 intervenções correspondem a resíduos abandonados ilegalmente no espaço público, cuja identificação resulta das denúncias de cidadãos, trabalhadores da câmara, juntas de freguesia e de outras instituições.
Refira-se que 3.839 recolhas de resíduos decorrem da utilização da linha disponibilizada pela autarquia (239 802 070), correspondendo 1.808 a recolhas de colchões, carpetes, sofás, plásticos rígidos, entre outros.
A Câmara apela, mais uma vez, para que não se abandonem resíduos no espaço público, quer em zonas como as que agora estão a ser intervencionadas, quer junto aos contentores e ecopontos.