CoimbraPiquete

Cães voltam a matar animais e proprietário fala em questão de saúde pública

05 de novembro de 2026 às 07 h30
Pastor diz que os ataques na Cidreira são constantes | Fotografia: Ana Catarina Ferreira

A propriedade do pastor Amândio Inácio, na Cidreira, em Coimbra, voltou a ser atacada por cães, provocando a morte de seis ovelhas e sete cordeiros. O pastor alerta para um possível problema de saúde pública, depois de uma ovelha ter morrido “apenas por uma mordidela na perna”.

O novo ataque agrava uma situação que se arrasta há vários meses e que tem causado prejuízos avultados ao pastor. No entanto, desta vez, a preocupação de Amândio Inácio vai além dos prejuízos materiais, alertando também para “um possível problema de saúde pública”.

Cães podem estar infetados com algo

Segundo o proprietário, “uma das ovelhas acabou por morrer na sequência de uma pequena mordidela numa das pernas, alegadamente provocada pelos cães”.

“Sabe-se lá se os cães não estão infetados com algum vírus. Outras duas ovelhas encontram-se atualmente em estado de saúde muito debilitado, sem comer. É algo que deve levantar algumas preocupações. Já outros animais acabaram por ser brutalmente atacados e por isso não tiveram hipóteses de resistir”, aponta Amândio Inácio.

Proprietário já fez queixa

Amândio Inácio garante que “já alertou a GNR e o Canil Municipal de Coimbra para os sucessivos ataques, mas lamenta que, apesar das denúncias, a situação continue sem solução”.

“Os animais continuam a atacar. O problema já ultrapassou a questão dos prejuízos na exploração, assumindo contornos de saúde pública”, acrescentou. Perante a repetição dos ataques e o agravamento das consequências, Amândio Inácio “manifesta a sua preocupação com a falta de uma resposta eficaz e teme que continuem a morrer animais enquanto não for encontrada uma solução”.

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra

Piquete