Bebé nasce na ambulância a caminho da maternidade
Os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (BVFF) ajudaram ontem o bebé Bernardo a nascer, quando se encaminhavam para a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.
Numa nota publicada no Facebook, a corporação explica que foi acionada via Centro de Orientação de Doentes Urgentes pelas 10H09, para Estrada de Mira, em Tavarede.
Perante a indicação de uma grávida, de 31 anos, residente na freguesia de Tavarede, em trabalho de parto, foi enviada para o local uma ambulância, ao mesmo tempo que foi também acionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital da Figueira da Foz.
“Após avaliação da mãe e verificação da maternidade em que era seguida, iniciámos o transporte para a Maternidade Daniel de Matos em Coimbra”, acrescentam os voluntários figueirenses.
Já na Circular Externa de Coimbra, “o Bernardo não quis esperar mais para nascer. Após parto realizado e avaliação da mãe e do bebé, demos continuidade ao transporte”, continua a publicação.
“Desejamos todas as felicidades para o Bernardo, sua Mãe e família”, termina a corporação.
“Foi um momento marcante”
João Folgado e Vítor Simões foram os bombeiros dos BVFF que apoiaram a equipa da VMER que fez o parto, do qual nasceu Bernardo, segundo filho da parturiente.
Para estes dois “soldados da paz” figueirenses, participar numa ocorrência que deu origem a uma nova vida “foi um momento marcante”, segundo afirmaram, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Para Vítor Simões e João Folgado, aquele foi o primeiro parto em que participaram. Mas não foi uma estreia para a associação humanitária a que pertencem. Longe disso.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 08/08/2024