Atleta de Febres campeão nacional sub-20 de corta-mato longo

Manuel dos Santos, atleta do Gira Sol, de Febres – Cantanhede, sagrou-se hoje campeão nacional sub-20 de corta-mato longo, na 101.ª edição dos campeonatos nacionais, que decorreu em Guimarães.
Ainda antes das corridas nos escalões principais, foram realizadas as competições de sub-20, com os êxitos de Manuel Santos (GiraSol) e Lara Costa (Sporting) em cada género, e de sub-18, dominadas por Afonso Gomes (Sporting de Braga) e Maria Jesus (AC Batalha).
Quanto às provas absolutas, a atleta Mariana Machado, do Sporting de Braga, sagrou-se campeã portuguesa de corta-mato longo pela quarta vez consecutiva, terminando a prova de oito quilómetros em 25.44 minutos.
Ao ficar no 2.º lugar da classificação geral, atrás da queniana Grace Nawowuna (Sporting), que triunfou ao fim de 24.59 minutos, a fundista olímpica, de 24 anos, reeditou os triunfos alcançados em 2021, 2022 e 2023.
O Sporting de Braga dominou o pódio nacional na íntegra, graças aos desempenhos de Laura Taborda e Vanessa Carvalho, que ficaram na terceira e quarta posições da geral, a 1.19 e 1.27 minutos de Mariana Machado, respetivamente.
A 58.ª edição da prova absoluta feminina, na qual Beatriz Rios (Atlético da Póvoa) selou o título de sub-23, sendo 11.ª da geral, com 28.01 minutos, aconteceu depois da vitória de Miguel Moreira, do Benfica, na 101.ª corrida masculina, ao finalizar os 10 quilómetros em 28.30 minutos, com o também ‘encarnado’ João Amaro a sagrar-se campeão de sub-23.
Inaugurados em 1911, os campeonatos nacionais de corta-mato longo decorreram pela quarta vez em Guimarães, após 1972, apenas na vertente feminina, 2005 e 2006.
As provas começaram no parque da Cidade Desportiva e terminaram no tartan da Pista de Atletismo Gémeos Castro, cuja designação homenageia o recém-empossado presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, e o seu irmão, Dionísio, ambos nascidos naquele município minhoto.