Arganil: Município já adquiriu terreno para construir novo centro de saúde
É no espaço onde funcionava, antigamente, uma fábrica de resinas e onde se encontra, atualmente, um estaleiro de materiais de construção, que vai ser construído o novo SUB – Serviço de Urgência Básico e Centro de Saúde de Arganil, que deverão estar concluídos em maio de 2026.
O projeto de execução está em fase de leboração e “foi aprovada a candidatura submetida para o financiamento”, por verbas do PRR, revelou o presidente da Câmara de Arganil, Luís Paulo Costa, na última Assembleia Municipal, realizada no sábado, lembrando que “foi também já assinado o respetivo auto, na CCDR. Este é um processo que está a decorrer, no sentido da solução definida pelos órgãos democraticamente eleitos”.
Esta informação foi prestada depois da intervenção de Fernandina Serra, no período antes da ordem de trabalhos, em representação dos peticionários que entregaram, na Assembleia Municipal realizada a 25 de abril, uma petição asssinada por 47 empresas de Arganil e um abaixo-assinado subscrito 1099 cidadãos, “contestando a decisão da deslocalização do centro de saúde e SUB, e defendendo a manutenção desses serviços no local que ainda ocupam”, questionou “qual a posição tomada pelos deputados municipais em relação à mesma”.
Em resposta, Luís Paulo Costa, lembrando que “este assunto vem sendo discutido e conversado, na Assembleia Municipal, com total transparência, abertura, desde março do ano passado”, e “culminou em decisões tomadas por unanimidade, quer em reunião de Câmara, quer na Assembleia Municipal”, admitiu, contudo, que “os interesses de todos possam prejudicar os interesses de um grupo”.