Lousã

Aeródromo faz teste “positivo” para acidente aéreo

23 de junho de 2026 às 08 h30
Operacionais em ação durante o exercício | Fotografia: Pedro Filipe Ramos

Terminou com “balanço positivo” o simulacro de resposta a acidente aéreo que decorreu, ontem de manhã, no Aeródromo Municipal da Lousã (AML). A infraestrutura acolheu o exercício “à Escala Total”, que teve como objetivo testar a resposta dos operacionais em caso de acidente aéreo. O simulacro foi promovido pelo AML e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Lousã.

O exercício simulou uma aterragem forçada de um helicóptero de combate a incêndios rurais ali sediado. Após a realização de uma ação num incêndio rural, ao chegar ao aeródromo, os ventos intensificaram-se e o meio aéreo acabou por bater com o rotor de cauda, e houve necessidade de realizar uma aterragem forçada.

Deste incidente resultaram dois feridos ligeiros, dois elementos da UEPS da GNR que seguiam dentro da aeronave. Para dar resposta aos feridos, foi acionada a brigada dos Bombeiros Municipais da Lousã, que está ali instalada, e acionado um veículo pesado de combate a incêndios e uma ambulância de socorro. Foi também chamada uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, com o objetivo de medir o tempo de resposta em caso de necessidade.

| Mais informação na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS 

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Lousã