Pureza alerta na sua última aula para a iminência de uma guerra mundial
Licenciado em direito e doutorado em sociologia, José Manuel Pureza, de 67 anos, foi também investigador no Centro de Estudos Sociais da UC | Fotografia: DR
O professor de relações internacionais da Universidade de Coimbra (UC) José Manuel Pureza alertou hoje, na sua última aula, para a iminência de uma guerra mundial que destruirá a humanidade após a “ruína total” do direito internacional.
Com o título “O fim do mundo, quem sabe, o seu romper”, o académico e coordenador do Bloco de Esquerda proferiu ao fim da tarde de hoje na Faculdade de Economia da UC, onde leciona há 34 anos, a sua última lição estruturada na paz, no direito internacional e na universidade, que foram os seus temas de estudo durante estes anos.
“Os pedaços da terceira guerra mundial diagnosticada pelo Papa Francisco estão a unir-se muito rapidamente e a dar razão à perceção, cada vez mais intensa, da iminência de um conflito mundial, que sabemos ter uma capacidade destrutiva da totalidade da humanidade”, sublinhou.
Adira aqui ao canal do WhatsApp DIÁRIO AS BEIRAS
Lembrando que, pela primeira vez desde a década de 1970, não existem limites juridicamente vinculativos sobre os arsenais nucleares estratégicos dos Estados Unidos e da Federação Russa, José Manuel Pureza frisou que estas potências nucleares continuam a reforçar e a modernizar os seus arsenais nucleares.
“Há vários outros indicadores que têm vindo a ser mobilizados por instituições de referência para demonstrar que a guerra à escala planetária está às portas da humanidade, mas creio que o mais inquietante é este: apesar da consciência geral que o espalhar de uma guerra facilmente escalará para o patamar nuclear e nos destruirá a todos, ele não é suficiente para travar a hegemonia que o melhor que temos a fazer é armarmo-nos”.
Numa aula com cerca de 50 minutos, perante o auditório da Faculdade de Economia da UC completamente cheio, considerou que o longo período de paz europeia foi estrutural “antes de ser político-militar”, assente num contrato social.
Segundo José Manuel Pureza, o discurso comum presentemente é que o “direito internacional morreu às mãos de discursos e de práticas ineditamente rudes dos líderes das potências maiores, que anunciam sem o mínimo rebuço o regresso a figuras juridicamente que pensávamos arquivadas, como a ocupação ou bloqueio e que fazem da guerra de agressão uma possibilidade primeira e do genocídio uma simples tática, atirando para o lixo tudo quanto o direito internacional foi consagrado reiteradamente”.
“As ruínas daquilo que se vem chamando a ordem internacional fundada em regras, que alegadamente prevaleceu desde o final da II Guerra Mundial são as ruínas das regras, dizem os analistas mais ouvidos”, disse o professor de relações internacionais, que proferiu a última lição com um cravo vermelho ao lado.
Para o académico, existem todas as razões para olhar para o tempo presente “e ver nele o tempo de ruínas, em que o genocídio de Gaza (Palestina) é a epítome dessa hecatombe do direito internacional”.
“Nesse genocídio, para lá da desumanidade superlativa, condensa-se a negação de tudo o que o direito internacional estabelece – a proibição de represálias e de ações de alegada legítima defesa gigantescamente desproporcionadas, a diferenciação entre alvos militares e população civil, a proteção dos direitos humanos essenciais tanto em tempo de guerra como de paz, a interdição e punição de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade e o direito à autodeterminação dos povos”, disse.
O académico salientou que a ruína da ordem internacional já não é de agora e que as Nações Unidas foram usadas nas últimas décadas pelas grandes potências como instância de legitimação “da sua decisão de recorrer a contramedidas de força armada” conforme os seus interesses.
De acordo com José Manuel Pureza, a tese “tão difundida de que o direito internacional ruiu nestes dois últimos anos, mascara toda a realidade de toda a segunda metade do século XX”, considerando que é hoje “o que se sempre foi – um campo de disputa e um direito dos estados mais fortes para regular a relação entre eles e para submeter os estados menos fortes à ordem tutelada por eles”.
Antes de terminar a lição, na qual foi aplaudido de pé pelos presentes no auditório, criticou a “rendição” da universidade a um modelo que a torna “pouco crítica”.
Licenciado em direito e doutorado em sociologia, José Manuel Pureza, de 67 anos, foi também investigador no Centro de Estudos Sociais da UC, onde coordena o Núcleo de Estudos para a Paz que criou, além de ter estado ligado à Universidade Nova de Lisboa antes de ingressar na UC em 1992.
Lidera o Bloco de Esquerda, partido pelo qual já foi deputado e vice-presidente da Assembleia da República.

