O homem que preferiu Coimbra ao Real Madrid
Augusto Rocha foi homenageado | Fotografia: Pedro Filipe Ramos
Augusto Rocha, antigo jogador da Académica e da Seleção Nacional de Portugal, foi ontem homenageado durante a 43.ª edição das Conversas da Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra
Não troco Coimbra por nada”. Esta foi a resposta de Augusto Rocha, antigo jogador da Académica e da Seleção Nacional portuguesa, ao Real Madrid, após o emblema espanhol tentar a sua contratação nos anos 60. Ontem, foi homenageado durante a 43.ª edição das Conversas da Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra, que decorreu sob o tema “AAC-OAF, Clube de Gerações”.
Foram 15 anos e 373 jogos de losango ao peito de Augusto Rocha ou “pequeno tigre”, como era apelidado. Um atleta oriundo de Macau, que se apaixonou por Portugal e especialmente pela Académica, por Coimbra e pelas suas gentes. Ontem, aos 91 anos, foi distinguido, e pelo meio, o presidente da Académica, Joaquim Reis, lembrou um episódio marcante, estranho aos dias de hoje: dizer não ao Real Madrid.
“Numa época em que o seu talento escapou a cobiça da Europa e bateu à porta do todo poderoso Real Madrid, a sua resposta ficou gravada a ouro na nossa memória. Não troco Coimbra por nada. De uma lealdade que ainda hoje nos arrepia, resume o romantismo que corre nas veias da Briosa”, disse Joaquim Reis.
| Mais informação na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

