Restaurante Essences Cerdeira recebeu apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2026
Evento decorre entre 24 e 26 de abril e entre 1 e 3 de maio. | Fotografia: Ana Catarina Ferreira
O cabrito estará em foco nos próximos dois fins de semana no concelho da Lousã, numa iniciativa que pretende, através da gastronomia, atrair turistas e dinamizar a economia, afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal.
“Entende a autarquia que, também através da mesa, consegue atrair sempre muitos visitantes, muitos turistas, como forma de também conferir ao nosso comércio local, aos nossos agentes turísticos, mais visitantes e mais rendimento. Vamos continuar a apostar neste tipo de iniciativas em que promovemos o território ao mesmo tempo que alavancamos a nossa economia”, disse Victor Carvalho.
Os Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito terão lugar de 24 a 26 de abril e de 01 a 03 de maio, contando com 18 restaurantes aderentes do concelho da Lousã, distrito de Coimbra, mais um do que na edição de 2025.
Adira aqui ao canal do WhatsApp DIÁRIO AS BEIRAS
À iniciativa, associam-se ainda “mais umas dezenas” de agentes do alojamento local e da animação turística.
“Interessa promover as nossas paisagens naturais, o nosso turismo de serra, de montanha, as nossas aldeias do xisto”, sustentou o autarca, na apresentação da iniciativa, que decorreu na Aldeia de Xisto da Cerdeira.
Ainda de acordo com o presidente da Câmara, com estes festivais gastronómicos pretende-se proporcionar “uma visita 360”, pela diversidade de serviços no concelho, “que vão desde uma experiência mais urbana a uma experiência mais de serra”, que marca quem visita a Lousã, de acordo com os dados recolhidos.
Victor Carvalho destacou ainda a integração do evento nas comemorações do 25 de Abril, este ano sob o mote “A Lousã tem liberdade”, com uma agenda cultural “muito rica e diversificada”.
O autarca apelou à reserva face à procura que tem havido, sustentando com a procura verificada durante o Festival Gastrónomico da Chanfana, que “superou em larga escala a expectativa e o número de visitantes” no concelho e na região.
Para o presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Jorge Custódio, os restaurantes aderentes à iniciativa têm a “responsabilidade dupla” de confecionar o melhor cabrito, e, ao fazê-lo, conseguirem transmitir a todos os visitantes que “têm mais que condições para regressarem, nestas ou noutras semanas”.
Já o secretário executivo da Região Metropolitana de Coimbra, Jorge Brito, defendeu que este “tipo de certames só vai ajudar a posicionar, a valorizar e, acima de tudo, a atrair mais pessoas para a região e, neste caso, para a Lousã”.


