Coimbra: Mais novos fazem nascer hortas nas escolas

Spread the love

DB – Ana Catarina Ferreira

As crianças e os jovens são a força motora que está a fazer nascer hortas nas escolas do concelho de Coimbra. Nesta fase, há 49 escolas, desde das instituições de ensino básico até às escolas secundárias, com hortas e com projetos ecológicos implementados.

Na primeira ação do projeto “Horta da Escola”, que decorreu ontem na Escola EB1 de Vilela, a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, frisou que a autarquia pretende que “todas as escolas do concelho tenham a sua própria horta”.

Município uniformiza práticas
Apesar de muitas das escolas já terem hortas há muito tempo, o município pretendeu uni-las todas para que o trabalho desenvolvido fosse uniforme, tal como explicou o vereador da câmara com o pelouro de Agricultura, Alimentação e Hortas Comunitárias, Francisco Queiroz.

“Quisemos pôr as escolas em contacto para melhorar as hortas e o trabalho ser feito da mesma maneira. As hortas são importantíssimas para as crianças e os jovens perceberem o que comemos em casa, mas também para aprenderem a lidar com o ambiente. Além disso, as atividades feitas na horta, fora da sala de aulas, proporcionam momentos muito agradáveis”, frisou.
O envolvimento das várias escolas pode ser ainda mais coordenado. O engenheiro José Vilhena, da Divisão de Espaços Verdes e Jardins, da Câmara Municipal de Coimbra, frisou que poderá até haver competições entre as várias escolas para incentivar a melhores práticas ecológicas.

Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.