PSD retira candidatura de Aguiar-Branco a presidente da Assembleia da República

Posted by
Spread the love

Fotografia: Sapo

O líder da bancada do PSD informou hoje que o seu grupo parlamentar retira a candidatura de José Pedro Aguiar-Branco a presidente da Assembleia da República.

As declarações de Joaquim Miranda Sarmento foram feitas no plenário da Assembleia da República, quando o presidente do parlamento em exercício, o deputado comunista António Filipe, se preparava para seguir o Regimento e proceder a uma segunda tentativa de eleição.

Depois de uma interrupção de mais de meia hora dos trabalhos, António Filipe preparava-se para dar cumprimento ao Regimento que determina que, se um candidato não for eleito, “procede-se imediatamente a segundo sufrágio”, quando Miranda Sarmento pediu a palavra.

“O grupo parlamentar do PSD foi informado que nem PS nem Chega mudam o seu sentido de voto e inviabilizarão a sua eleição e, nesse sentido, retiramos a candidatura de Aguiar-Branco”, anunciou.

O líder parlamentar do PSD defendeu que hoje o parlamento assistiu “à primeira coligação negativa da XVI legislatura entre PS e Chega”.

“Talvez haja uma coligação positiva e queiram apresentar um candidato”, ironizou, recebendo um grande aplauso da bancada do PSD.

Depois de intervenções de Chega e PS, António Filipe decidiu uma nova suspensão dos trabalhos para que os vários líderes parlamentares possam decidir como proceder.

“O processo o vai ter de se reiniciar, vamos ter de aguardar até final do dia hoje pela apresentação de novas candidaturas para marcar a continuação dos trabalhos em plenário e para marcar nova eleição”, disse, deixando a decisão para as bancadas se essa continuação poderia ser feita ainda hoje ou só na quarta-feira.

O deputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco falhou a eleição para presidente da Assembleia da República com 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos, na primeira sessão plenária da XVI legislatura.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.