Coimbra: 372 mil pessoas escolhem os próximos nove deputados do distrito

Spread the love

No próximo domingo são mais de 372 mil os eleitores (alguns poderão já ter votado em voto antecipado) que, por todo o distrito de Coimbra, podem ir às urnas votar.
Os 17 concelhos do distrito têm, segundo números da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, em 2024, 372.208 mil eleitores inscritos para estas eleições legislativas.
Deste universo eleitoral, Coimbra é o concelho que tem mais eleitores, com 124.833 mil eleitores, o que corresponde 1,15% de todos os eleitores inscritos para esta eleição. Dentro do distrito, o pódio de municípios com mais eleitores é preenchido pela Figueira da Foz, com 54.635 pessoas, e Cantanhede, com 34.026 eleitores.
Por outro lado, Pampilhosa da Serra, com 3.311 eleitores, e Góis, com 3.420 pessoas, são os concelhos com menos pessoas a poderem votar para as eleições legislativas que se realizam no domingo.
No total, o distrito de Coimbra representa 3,42% dos eleitores inscritos para estas eleições. Coimbra é, em percentagem, superada pelos distritos de Setúbal, Santarém, Porto, Lisboa, Faro, Braga e Aveiro.
Também na conjugação das Américas do Norte, Sul e Centro; e no resto da Europa, há mais eleitores emigrantes para votar nas eleições legislativas do que no distrito de Coimbra.
Nas últimas três eleições legislativas (2015, 2019 e 2022), foram sempre mais de 200 mil eleitores votar para decidir quem são os nove deputados eleitos pelo círculo eleitoral.

Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.